segunda-feira, 4 de junho de 2012

50 "provas" de que Deus é imaginário - REFUTADAS (Parte 1)


Olá leitores. A sugestão para este post veio de um leitor [ateu] através da página do Facebook:
Andre Denofrio, 29/03/2012
"Olá sou ateu, porém gostaria de respostas em relação ao meu ateísmo...
http://godisimaginary.com/
Podem contra argumentar de maneira sólida, procuro um REGISTRO PONTO A PONTO que refute esse site..."
Eu visitei o site mencionado, dei uma lida em cada uma das provas (acreditem, são textos MUITO extensos, acho que no final eles acabam te convencendo a ser ateu simplesmente por cansaço), e desde então estive preparando uma análise destes cinquenta argumentos que supostamente provam que Deus é imaginário.Para conhecimento, deixarei aqui a lista dos argumentos:


Deus é imaginário - 50 provas
  1. Tente rezar;

  2. Analise estatisticamente a oração;

  3. Olhe para todos os deuses históricos;

  4. Pense sobre a ciência;

  5. Leia a Bíblia;

  6. Reflita sobre o plano de Deus;

  7. Entenda a ilusão religiosa;

  8. Pense sobre Experiências de Quase Morte;

  9. Compreenda a ambigüidade;

  10. Veja o prato de ofertas;

  11. Note-se que não há provas científicas;

  12. Veja a magia;

  13. Dê uma olhada na escravidão;

  14. Examine os milagres de Jesus;

  15. Examine a ressurreição de Jesus;

  16. Contemple as contradições;

  17. Pense em Leprechauns;

  18. Imagine o céu;

  19. Observe que você ignora Jesus

  20. Observe a sua igreja;

  21. Compreenda o cerne da mensagem de Jesus;

  22. Conte todas as pessoas que Deus quer matar;

  23. Ouça a doxologia;

  24. Pergunte por que a religião causa tantos problemas;

  25. Compreenda a evolução e a abiogênese;

  26. Observe que o autor da Bíblia não é "onisciente";

  27. Pense sobre a vida após a morte;

  28. Observe quantos deuses você rejeita;

  29. Pense na eucaristia;

  30. Examine o sexismo de Deus;

  31. Compreenda que a religião é superstição;

  32. Fale com um teólogo;

  33. Contemple a crucificação;

  34. Pense no seu plano de saúde;

  35. Note a miopia de Jesus;

  36. Perceba que Deus é impossível;

  37. Pense sobre DNA;

  38. Contemple a taxa de divórcio entre os cristãos;

  39. Perceba que Jesus era um idiota;

  40. Compreenda as motivações cristãs;

  41. Jogue uma moeda;

  42. Ouça quando "Deus fala";

  43. Perceba que um "Deus escondido" é impossível;

  44. Pense em uma dona de casa cristã;

  45. Considere a Arca de Noé;

  46. Reflita sobre a Aposta de Pascal;

  47. Contemple a criação;

  48. Compare oração a uma ferradura da sorte;

  49. Olhe quem fala de Deus;

  50. Peça a Jesus para aparecer;

    Bônus:

  51. Compare Deus e Baal;

  52. Assista a seu Ministro, Pastor ou Padre.

  53. Pense sobre o casamento na Bíblia.

Cada um destes pontos é desenvolvido num texto que faz toda uma argumentação. Analisando superficialmente, o autor do(s) texto(s) tem uma ascendência claramente neo-ateísta e cientificista. E como os meus leitores sabem, eu estou muito longe de ser um fundamentalista anti-científico. Isto torna as respostas que eu tenho para dar a estes argumentos ainda mais interessantes.

Antes de começar com as respostas em si, eu pesquisei rapidamente na internet e constatei que já existem algumas respostas a este site. Por exemplo, aqui o Ph.D. em Teologia Robin Schumacher argumenta que não importa se o site tem 50.000 argumentos ou "provas" contra Deus, tudo que se precisa fazer é usar um argumento lógico, racional e razoável para mostrar que Deus realmente existe, tornando-se assim todos os pontos irrelevantes. O site godisimaginary.com concentra tanto de seu tempo em pistas falsas de problemas com oração e por que Deus não vai fazer truques a pedido, e ignora a questão principal da filosofia e da religião: "Afinal, por que existe algo, ao invés de nada?" Em outras palavras, o site concentra-se em problemas com um jardineiro que eles acreditam ser imaginária e ignora a questão de por que existe um jardim, em primeiro lugar.

Há ainda um apologista blogueiro, como eu, que começou uma defesa contra os argumentos deste site, mas está incompleta (veja aqui - em inglês).

Por questões de organização e conveniência, as respostas serão divididas em quatro ou cinco postagens, a partir da próxima começarei a analisar as 12 primeiras "provas" do site.

Abraços, Paz de Cristo.

[Leia a Parte 2]

27 comentários :

  1. Curti essa camiseta *-* em algum lugar posso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei essa imagem do site da zazzle. Procura nesse site, mas se você comprar provavelmente vai ter que pagar frete internacional. É mais fácil mandar em algum lugar por aqui mesmo.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  2. Provar a existência de deus retoricamente teria algum valor nos tempos antigos onde as únicas fontes de conhecimento eram a filosofia e a religião. Hoje a ciência está dividida em infinitas áres de estudo que precisam ser refutadas em suas áreas específicas uma a uma, algo absolutamente impossível para a "religião" que não possui nenhum tipo de conhecimento além das ideias arcaicas de seus criadores e das fantasias geradas pela imaginação dos crentes a partir delas. A prova está em que todos os argumentos que "provavam" a existência de deus são hoje refutados até por crianças. E para piorar, mesmo que (por milagre) surgisse um argumento lógico que provasse a existência de deus ou deuses, seria apenas uma prova retórica de valor praticamente zero e efeito prático nulo. Os próprios crentes atribuem a deus apenas o que a ciência não consegue explicar, confessando publicamente que deus não passa de simples ignorância científica, que vai ficando menor conforme o avanço científico, ou seja: deus vai explicando cada vez menos coisas e precisando de cada mais explicações para se sustentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim não, anônimo. Por mais que a ciência avance, Deus sempre estará além dela, pois enquanto a ciência é o estudo apenas de fatos que podem ser observados e reproduzidos dentro da natureza, Deus é o criador da própria natureza e portanto não está dentro dela nem segue às mesmas leis dela. A ciência por definição não pode dizer nada acerca de Deus.

      Leia mais sobre isso em http://www.respostasaoateismo.com/2012/05/video-ciencia-pode-explicar-tudo.html

      Sobre provar a Deus por "retórica", leia http://www.respostasaoateismo.com/2012/05/afinal-existem-evidencias-para.html

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Muito fácil provar a existência de Deus, más com ação e não blá blá blá, esses ateus sequer pisaram o pé numa igreja, não conhecem a palavra de Deus. Só digo uma coisa, Jesus está voltando e quando querer se arrepender já vai ser tarde demais, o povo está avisando, Deus já está dando os sinais e quando estiverem na pior vão lembrar dos '' crentinhos '' ignorantes que nao acreditavam na ciencia e sim em um ser imaginario como todos dizem.

      Excluir
  3. Quando um teísta lê a Bíblia criticamente ele se vê obrigado a fugir para o deísmo, panteísmo, agnosticismo ou mesmo ateísmo, mas como teísta está morto para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prove essa afirmação.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Se eu te falasse que vi um elefante rosa voando voce possivelmente não acreditaria até que eu provasse de alguma forma que o elefante era rosa e tinha asas.Se eu te dissesse que eu senti a presença de um elefante rosa com asas voce nao acreditaria em mim .Pois sensação não se prova,é exclusiva de cada ser.Cada ser sente de forma diferente.Nem tudo que se sente é real .

      Excluir
    3. É verdade.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  4. Outro fato engraçado quando o crente é encurralado com as sandices bíblicas é a saída estratégica padrão: Deus faz sempre a sua vontade! Esquece do pequeno detalhe que, neste caso, a religião como um todo é 100% inútil, desnecessária e dispensável... Ou espera influenciar seu deus que faz sempre a própria vontade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Religião é 100 % inútil, desnecessária e indispensável? Leia o comentário da prova # 24 aqui: http://www.respostasaoateismo.com/2012/06/50-provas-de-que-deus-e-imaginario_08.html#24

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  5. SE DEUS ESTÁ SEMPRE ALÉM DA CIÊNCIA, ELE É APENAS IGNORÂNCIA CIENTÍFICA.

    Eu gostaria de ver você responder às questões sem usar falácias e contradições manjadas. Mas acho que é impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hã? Não, por favor, leia os textos que eu recomendei e entenda, Deus está além da ciência por definição. Tentar estudar Deus pela ciência é como estudar psicologia com um martelo. A ciência é simplesmente um instrumento (dentre os vários instrumentos da razão humana) que não tem como ser usado ou alcançar o conhecimento de Deus.

      Excluir
    2. Se você afirma que existe um "conhecimento de deus" é porque ele já foi alcançado de alguma forma? Onde está ele?

      Excluir
    3. O conhecimento de Deus é alcançavel em parte pela razão humana (através da filosofia, metafísica, teologia, etc.) e em parte pelo nosso lado espiritual, de uma forma transcendente.

      Excluir
  6. NÓS NÃO TEMOS UM "LADO ESPIRITUAL". As fantasias espirituais são produzidas pelo cérebro e mais nada. SÃO APENAS INVENÇÕES DA IMAGINAÇÃO HUMANA. O fatos dessas bobagens de "filosofia, metafísica, teologia" jamais terem produzido qualquer conhecimento realmente útil á humanidade é mais do que prova.

    Observe sua mente: você não tem nenhum tipo de conhecimento "espiritual" e precisa ficar inventando respostas com sua própria imaginação.

    ResponderExcluir
  7. Cheguei aqui pela imagem da camiseta, alguém sabe de algum lugar que venda ? se não vou utilizar a imagem para estampar uma xD

    agora sobre o seu texto, independente do título do Teologia Robin Schumacher, acho que ele cometeu um erro cientifico grave: "não importa se o site tem 50.000 argumentos ou "provas" contra Deus, tudo que se precisa fazer é usar um argumento lógico, racional e razoável para mostrar que Deus realmente existe, tornando-se assim todos os pontos irrelevantes"

    Não é assim que você prova uma coisa e não é assim que a ciência funciona, um argumento, Um fato não se pode provar verdadeiro com um único argumento racional, carente de evidência, nem esse argumento, pode descaracterizar outros argumentos que afirmam que o evento seja falso, até porque, quem quer provar que o argumento é verdadeiro é que tem que demonstrar evidências e não o contrário.

    Vi nas suas respostas você usar muito "Prove Isso", porém, você usa nos seus textos afirmações como "Deus é muito mais do que isso" ok, e para provar isso, como é que você faz ?

    Você não pode fazer afirmações onde não há provas e depois exigir provas das afirmações dos outros ... Lembrete, a bíblia não é prova, não é um documento oficial e tem suas procedências históricas bastante questionáveis.


    " No nível mais alto de todos, está Aquele que criou as leis da natureza para que o remédio agisse daquela forma. Daí concluímos que para qualquer coisa que nos acontece, sempre temos que agradecer a Deus."

    Nessa sua mesma lógica, ele também fez a doença que deixou o rapais enfermo pra principio de conversa, e também, a doença que matou outros que não tinham o remédio, se devemos agradecer a Deus pela cura, devemos odiá-lo pela doença ? ou ele não tem nada a ver com a doença ? temos que agradece-lo pelas regras serem do jeito que são toda vez que elas nos beneficia ? e quais as provas que as regras são do jeito que são por culpa dele ?

    A ciência também tem explicação, e diga-se de passagem, diferente da religiosa a da ciência é bem plausível, a respeito das leis da natureza.

    A forma que você argumenta indica que é tem um nível acadêmico apurado, mas infelizmente, esta falhando em defender com lógica o que é logicamente implausível.

    Boa noite e passar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, agora que eu vi que você mandou o mesmo comentário em duas postagens diferentes, eu acabei respondendo lá na outra postagem.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  8. Cade a "Refutação?" Não vi vc provar nada do contrario ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia as outras partes, essa página é só a parte 1.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Amigo Geison Paitra, leia o livro que Norman Geisler e Thomas Howe escreveram "Manual de dúvidas popular da Bíblia", as aparentes contradições da Bíblia

      Excluir
    3. David Sousa, não o conheço. Entrei hoje a noite para encontrar alguma coisa que possa acrescentar ao meu conhecimento contra os que não creem em Deus. Encontrei esse site interessante! Continue na defesa da fé cristã. Jesus lhe ajude nessa tão árdua missão apolgética!

      Excluir
  9. Só o fato de você ter que ficar tentando provar que Deus existe já prova que ele não existe, ninguém questiona se o ar, gravidade, oxigênio existem e não os vemos, Deus só existe no livro mais cheio de erros e contradições já criado, existe no coração das pessoas e pra preencher as lacunas, se a ciência não explica Deus se aplica rsrs

    OBS: não adianta me refutar dizendo que se ele não existe porque eu estou falando dele, em realidade Deus não existe mesmo, todavia o conceito existe, a ideia ainda vive no imaginário coletivo, não tenho nada com a vida dos outros e cada um é livre para crer naquilo que bem entender, porém afirmar que Deus existe sem base nenhuma é golpe baixo, adore-o mas aceite que até o presente momento ele não existe, se ele existe até que se prove o contrário então existem mais de 2 mil deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Linda,
      ninguém está tentando provar que Deus existe neste artigo. Perceba que o objetivo dele é criticar os argumentos que alguém escrever para "provar" que Deus não existe. Refutar um argumento que Deus não existe não é a mesma coisa que provar que Deus existe.

      E as coisas não são assim tão simples como você pensa... certamente ninguém questiona a existência do ar ou da gravidade. Mas há uns 300 ou 400 anos atrás, questionavam muito ou talvez nem pensavam nisso. E hoje em dia há conceitos, como matéria escura, o bóson de Higgs e outros, que são intensamente questionados entre os cientistas. A ciência provoca discussões, e ela nunca chega a verdades absolutas. Uma teoria científica sempre é passível de ser refutada se surgir uma explicação melhor ou uma experiência com resultados diferentes do esperado, no futuro.

      O problema é que com Deus é diferente. Não podemos tratar Deus no campo científico porque ele não pertence a este campo. Existem coisas cuja existência não precisa ser provada, mas acreditamos nelas, porque não coisas necessárias: as leis lógicas, os números, etc. Deus está nesta categoria de coisas. Ele é um ser necessário, porque Ele é a explicação para a própria existência de tudo.

      Eu não sei se você está entendendo o que eu quero dizer, porque estou usando termos filosóficos como "ser necessário" e discutindo os limites naturais da ciência. Existem alguns artigos do meu blog que você pode ler para entender melhor.

      E sobre os outros "dois mil deuses", você pode entender porque os deuses mitológicos são diferentes de Deus nestes dois artigos:

      http://www.respostasaoateismo.com/2011/03/fe-parte-3-de-3-por-que-acreditar-em.html

      http://www.respostasaoateismo.com/2012/10/por-que-o-seu-deus-e-verdadeiro-e-nao-o.html

      Excluir
  10. DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA:
    (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porqu Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
    (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:
    (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:
    (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão:
    (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
    (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:

    ResponderExcluir
  11. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207716140676888&set=gm.1174057269283789&type=3&theater

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...